Partilha de atividades, materiais, experiências, opiniões e muito mais sobre a educação de infância. Para educadores, formadores e pais. Disponível materiais sobre formações na área

14
Ago 14

O que é o Método Distema ou Método Fonomímico?

É um método essencialmente fonológico e multissensorial, desenvolvido pela Dr.ª Paula Teles. O Método Distema permite reeducar em termos de leitura e escrita, especialmente indicado para crianças com dislexia ou outras dificuldades de aprendizagem.

Contudo,  não se destina apenas a crianças e jovens com perturbações fonológicas da linguagem ou com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita, mas também a todas as crianças, sem quaisquer problemas de aprendizagem, que estão a iniciar a aprendizagem da leitura e escrita. No fundo é um método facilitador de aprendizagem.

Através desta metodologia fonomímica, multissensorial, as crianças descobrem a relação entre os sons da linguagem oral e as letras do alfabeto.

Este método é constituído por cartões fonomímicos, CD com canções do alfabeto, abecedário e silabário, caderno de caliortografia e vocabulário cacográfico e 3 cadernos de leitura e caliortografia.

 

Materiais do Método:

- Parque dos Fonemas: Iniciação à Leitura e Escrita

- Cartões Fonomímicos e CD com as Cantilenas do Abecedário

- Abecedário e Silabário

- Leitura  Caliortografia (1, 2 e 3)

- Caderno de Caliortografia e Vocabulário Cacográfico

 

Fátima Pires Gomes

 

Ver explicação do Método neste vídeo:

 

publicado por obaudoeducador às 09:09

2 comentários:
Olá boa tarde. Tenho algumas questões relativas a este método. Sou psicóloga e até hoje não consegui perceber com quantas crianças este método foi validado! Qual o tratamento estatístico? Onde posso encontrar a análise de dados? Seria de ótima ajuda pois um método para ser chamado de tal carece de validação não bastando afirmar-se que resulta.
Paula Campos a 15 de Agosto de 2014 às 01:53

Boa tarde,
Relativamente aos dados que solicita não me é possível fornecer essa informação. Sugeri-lho, contudo, para mais informações sobre o Método que contacte a:
- Clínica de Dislexia, da Dr.ª Paula teles
Contactos
Telefone: 21 714 70 49/50
Fax: 21 714 70 51
emails: paula.teles@netcabo.pt
distema@netcabo.pt
info@clinicadedislexia.com

Muito obrigada e um bom trabalho!
obaudoeducador a 15 de Agosto de 2014 às 09:03

Botão +1 do Google+
pesquisar
 
Agosto 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11

18
21
23




Mensagens
mais sobre mim
blogs SAPO